Abordagem de Sistemática Filogenética com ênfase em Biodiversidade nos Livros Didáticos

Rogério Soares Cordeiro, Maria Santina Castro Morini, Moacir Wuo, Rita de Cássia Frenedozo

Resumo


Considerando que o Brasil é um país megadiverso é necessário discutir essa diversidade biológica, incluindo os fatores evolutivos que a originam. Uma boa estratégia para articular esses saberes é a sistemática filogenética. O objetivo desse trabalho foi analisar oito coleções didáticas, sendo que sete correspondem às obras que foram aprovadas pelo PNLD/2015 e uma referente à Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Foi elaborada, a partir de literatura especializada, uma ficha composta por dezoito critérios que contemplam desde a composição do conteúdo teórico até cadernos complementares. As coleções e excertos foram categorizados para Análise de Conteúdo. Constatou-se que apenas 25% das coleções atendem aos critérios presentes na ficha de avaliação. Na maioria das coleções ainda perpetua o tratamento da biodiversidade de forma linear, com pouca ou nenhuma aplicação em assuntos pertinentes à biodiversidade que constam no próprio livro. Um avanço pode ser denotado, que é a projeção sistemática filogenética como uma ciência dinâmica, com muitas possibilidades para atuais e futuras pesquisas, o que poder tornar uma leitura mais estimulante para alunos. Por tratar-se de um material majoritariamente mal elaborado e com imprecisões conceituais, há necessidade de investimentos na formação dos professores em relação à escolha dos livros didáticos, uma vez que se trata da principal ferramenta de trabalho em sala de aula.


Palavras-chave


Diversidade Biológica; Ensino Médio; Filogenia; Evolução; Professores.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss4id3913

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Rogério Soares Cordeiro, Maria Santina Castro Morini, Moacir Wuo, Rita de Cássia Frenedozo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.