Abordagem de Sistemática Filogenética com ênfase em Biodiversidade nos Livros Didáticos

Rogério Soares Cordeiro, Maria Santina Castro Morini, Moacir Wuo, Rita de Cássia Frenedozo

Resumo


Considerando que o Brasil é um país megadiverso é necessário discutir essa diversidade biológica, incluindo os fatores evolutivos que a originam. Uma boa estratégia para articular esses saberes é a sistemática filogenética. O objetivo desse trabalho foi analisar oito coleções didáticas, sendo que sete correspondem às obras que foram aprovadas pelo PNLD/2015 e uma referente à Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Foi elaborada, a partir de literatura especializada, uma ficha composta por dezoito critérios que contemplam desde a composição do conteúdo teórico até cadernos complementares. As coleções e excertos foram categorizados para Análise de Conteúdo. Constatou-se que apenas 25% das coleções atendem aos critérios presentes na ficha de avaliação. Na maioria das coleções ainda perpetua o tratamento da biodiversidade de forma linear, com pouca ou nenhuma aplicação em assuntos pertinentes à biodiversidade que constam no próprio livro. Um avanço pode ser denotado, que é a projeção sistemática filogenética como uma ciência dinâmica, com muitas possibilidades para atuais e futuras pesquisas, o que poder tornar uma leitura mais estimulante para alunos. Por tratar-se de um material majoritariamente mal elaborado e com imprecisões conceituais, há necessidade de investimentos na formação dos professores em relação à escolha dos livros didáticos, uma vez que se trata da principal ferramenta de trabalho em sala de aula.


Palavras-chave


Diversidade Biológica; Ensino Médio; Filogenia; Evolução; Professores.

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DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss4id3913

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Direitos autorais 2018 Rogério Soares Cordeiro, Maria Santina Castro Morini, Moacir Wuo, Rita de Cássia Frenedozo

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