O Milieu e o Contrato Didático - Análise de uma Aula Demonstrativa do Círculo da Matemática do Brasil

Teodora Pinheiro Figueroa, Saddo Ag Almouloud

Resumo


Neste trabalho, primeiramente, discutiremos a respeito da Teoria das Situações Didáticas (TSD), os conceitos de milieu e contrato didático. E, depois utilizaremos estes conceitos para a análise de uma aula demonstrativa do Círculo da Matemática do Brasil. O Círculo da Matemática do Brasil é um projeto apoiado pelo Instituto TIM para melhorar o aprendizado da matemática de crianças estudando em escolas públicas. O projeto tem como objetivo despertar nas crianças o gosto pela matemática e potencializar a sua aprendizagem. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância desta análise do ponto de vista da Teoria das Situações Didáticas a fim de obter a compreensão dos fenômenos de ensino, as interações milieu, saber, aluno e professor; entender a prática do professor, incluindo suas escolhas, bem como as suas decisões, elementos do contrato didático.


Palavras-chave


Milieu; Contrato Didático; Círculo da Matemática

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss4id4620

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Teodora Pinheiro Figueroa, Saddo Ag Almouloud

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.