O Milieu e o Contrato Didático - Análise de uma Aula Demonstrativa do Círculo da Matemática do Brasil
Resumo
Neste trabalho, primeiramente, discutiremos a respeito da Teoria das Situações Didáticas (TSD), os conceitos de milieu e contrato didático. E, depois utilizaremos estes conceitos para a análise de uma aula demonstrativa do Círculo da Matemática do Brasil. O Círculo da Matemática do Brasil é um projeto apoiado pelo Instituto TIM para melhorar o aprendizado da matemática de crianças estudando em escolas públicas. O projeto tem como objetivo despertar nas crianças o gosto pela matemática e potencializar a sua aprendizagem. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância desta análise do ponto de vista da Teoria das Situações Didáticas a fim de obter a compreensão dos fenômenos de ensino, as interações milieu, saber, aluno e professor; entender a prática do professor, incluindo suas escolhas, bem como as suas decisões, elementos do contrato didático.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss4id4620
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Teodora Pinheiro Figueroa, Saddo Ag Almouloud
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Conceito A2 na Capes(2021)Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.