Conhecendo as dificuldades de aprendizagem no ensino superior para o conceito de estequiometria / Knowing the difficulties of learning in higher education for the concept of stoichiometry

Lívia Cristina dos Santos, Marcia Gorette Lima da Silva

Resumo


Este artigo apresenta dificuldades na compreensão do conceito de estequiometria expressas por licenciandos em química de diferentes níveis do curso de uma instituição pública. Este conceito é relevante por transitar entre o nível macroscópico e submicroscópico das transformações químicas. Para conhecer as dificuldades utilizou-se uma prova pedagógica. Dos dados observou-se a concepção de aparecimento/desaparecimento de matéria nas transformações químicas, desconsideração das proporções estequiométricas na representação e confusão da grandeza quantidade de matéria.

This paper presents learning difficulties in understanding of the stoichiometry expressed by undergraduate chemistry in the different periods in the course of a public higher education institution. This concept is relevant for moves between the macroscopic and the submicroscopic levels of chemical reaction. We used a test pedagogical. From the data observed the conception of the appearance or disappearance of matter in chemical transformations, disregard of stoichiometric rations and confusion in the representation of the magnitude of the amount of matter.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Lívia Cristina dos Santos, Marcia Gorette Lima da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.