Construção dos Conceitos de Física de Estudantes Apoiada em Relações Sintagmáticas e Paradigmáticas / Construction of Students’ Physics Concepts Supported by Syntagmatic and Paradigmatic Relations

Carlos Eduardo Laburú, Marcelo Alves Barros, Osmar Henrique Moura da Silva

Resumo


O trabalho apresenta uma estratégia de ensino de ciências que emprega as relações linguísticas sintagmáticas e paradigmáticas com o objetivo de constatar a compreensão de conceitos de física de estudantes. As relações sintagmáticas e paradigmáticas são elementos teóricos originários da ciência semiótica e o trabalho as circunstancia, assim como as justifica, dentro do programa de pesquisa de multimodos de representação. Dentre os múltiplos modos de representação para aprendizagem do conhecimento científico, o âmbito de atuação das relações sintagmáticas e paradigmáticas se posiciona junto ao modo discursivo escrito. Os resultados encontrados mostram que a proposta é adequada para averiguar se o significado do conceito aprendido pelo estudante é o cientificamente desejado.

The paper presents a strategy for science teaching that employs the syntagmatic and paradigmatic language relations in order to verify the student’s understanding of physics concepts. Syntagmatic and paradigmatic relations are theoretical elements originating in semiotic science. This work simultaneously locate and justify them within the research program multimode representation. Among multimode representations for learning scientific knowledge, the activity of the syntagmatic and paradigmatic relations is positioned along the discursive writing perspective. Results show that the proposal is appropriate to check if the meaning learned by the student was that scientifically desired


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Direitos autorais 2014 Carlos Eduardo Laburú, Marcelo Alves Barros, Osmar Henrique Moura da Silva

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eISSN: 2178-7727

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