Aprendizagem baseada em problemas como estratégia ativa na recomposição de conceitos de Geometria Plana no 8º ano do Ensino Fundamental
Resumo
Contexto: A Geometria, apresenta-se como um desafio recorrente entre estudantes do Ensino Fundamental, devido à sua natureza abstrata e à desconexão com situações cotidianas. A falta de estratégias motivadoras contribui para o desinteresse e a dificuldade na assimilação de conceitos. Objetivos: Investigar as potencialidades da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como recurso estratégico para a recuperação de conceitos relacionados à Geometria Plana no 8º ano do Ensino Fundamental. Design: Pesquisa qualitativa, com caráter descritivo, fundamentada em um experimento didático baseado na ABP, proposta estruturada em nove encontros, seguindo as etapas metodológicas de resolução de uma situação-problema relacionada à construção de plantas baixas de casas populares. Ambiente e participantes: Estudo realizado em uma Escola Estadual de Tempo Integral localizada em Manaus, Amazonas, com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. Coleta e análise de dados: Observação direta das interações em sala, com registros sistemáticos do comportamento dos alunos durante as atividades, buscando compreender os sentidos atribuídos pelos estudantes às experiências vividas no processo investigativo. Resultados: A utilização da ABP favoreceu significativamente o engajamento dos alunos e possibilitou a recuperação de conteúdos da Geometria Plana. Houve avanços no raciocínio matemático, especialmente na resolução de problemas envolvendo área, perímetro, formas geométricas e escala. Observou-se o desenvolvimento de competências como pensamento crítico, organização espacial, autonomia, colaboração e compreensão do papel social da Matemática, além dos estudantes refletiram sobre temas como saneamento básico, segurança, planejamento financeiro e ergonomia dos espaços. Conclusões: A ABP é uma metodologia promissora para a recuperação e ampliação de conhecimentos geométricos no Ensino Fundamental. Sua aplicação promove não apenas a aprendizagem de conceitos matemáticos, mas também o desenvolvimento de habilidades para a vida, alinhando-se à realidade dos alunos e fortalecendo sua formação cidadã.
DOI: https://doi.org/10.64856/acta.scientiae.8364
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