Alfabetização para a inclusão: uma ferramenta para a formação de professores online

Ângela Maria Vieira Pinheiro

Resumo


Educação inclusiva e de qualidade baseia-se no direito de todos a uma efetiva formação que vá ao encontro das necessidades básicas de aprendizagem dos indivíduos e que enriqueça suas vidas. Focando particularmente nos grupos vulneráveis e marginalizados, esta política garante que cada aprendiz possa desenvolver sua plena capacidade” (website da UNESCO). Em uma tentativa de exercitar essa política, Vincent Goetry e Dyslexia International lançaram em 2010 uma plataforma para a formação de professores chamada Basics for teachers – dyslexia: how to identify it and what to do. Esse recurso de ensino online e a distância torna acessível aos professores do Ensino Fundamental o entendimento sobre o que é a dislexia, como identificar essa condição e como ensinar a leitura, soletração e escrita para crianças com ou sem dislexia, ajudando aquelas com dislexia a lidar com suas dificuldades adicionais em concentração, memória e organização. Em 2012, essa plataforma foi traduzida e adaptada para o português brasileiro e implementada no site dislexiabrasil.com.br. No momento, está sendo testada em uma amostra representativa e aleatória de professores em Belo Horizonte, M.G. O presente trabalho objetiva apresentar este site e encorajar a sua utilização e testagem em diferentes partes do Brasil. A ideia é criar uma rede em que nossos professores possam se beneficiar deste recurso para que passem efetivamente a alfabetizar seus alunos para o letramento, levando-os a serem incluídos na sociedade de informação.


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