A leitura literária na Educação Infantil: espaços, tempos e acervos

Fabiano Tadeu Grazioli, Eliane Santana Dias Debus

Resumo


Este estudo define como tema a leitura literária na educação infantil e apresenta reflexões sobre o repertório do educador, acervo das instituições de ensino e práticas educativas que valorizem o teor literário a partir de experiências significativas com o livro de literatura. São abordados o papel e a função emancipatória da leitura literária no estímulo à construção de sujeitos, por meio de um efetivo letramento literário. O referencial teórico busca evidenciar a leitura literária para pequena infância, em particular no acervo disponibilizado pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) e os documentos que versam sobre ele, como o guia “PNBE na escola: literatura fora da caixa” (2014), entendendo este acervo como resultado de uma política pública de leitura. A pesquisa, do tipo exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa e de natureza aplicada, aponta para a importância do mediador de leitura no acesso às construções de sentido por parte das crianças na educação infantil.


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DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-19-39-1758

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