O que ensina a série televisiva “Deu a louca na história”? Televisão, humor e pedagogias culturais

Luiz Gustavo de Paris Ferreira, Edgar Roberto Kirchof

Resumo


O presente artigo tem o objetivo de analisar o programa “Deu a louca na História” na perspectiva das pedagogias culturais. As reflexões aqui apresentadas estão ancoradas, epistemologicamente, no campo dos Estudos Culturais e Educação, sendo que os principais autores utilizados são Stuart Hall, Henry Giroux, Shirley Steinberg, David Morley, entre outros. Para discutir a questão do humor, lançamos mão das reflexões realizadas por Sírio Possenti, que propõe uma abordagem que aproxima humor e linguagem. É importante ressaltar que as análises aqui apresentadas fazem parte de uma pesquisa mais ampla sobre esse programa televisivo na perspectiva dos Estudos Culturais em Educação. Por uma questão de delimitação, contudo, neste artigo, será analisado, apenas o quadro “Funeral Romano”, que faz parte do primeiro capítulo da primeira temporada. O artigo está estruturado a partir de quatro seções. Na primeira, apresentamos uma breve discussão teórica sobre pedagogias culturais e televisão e, na segunda, há uma apresentação do referencial teórico utilizado para abordar a questão do humor. Por fim, o programa “Deu a louca na História” é apresentado, seguido das análises do quadro selecionado. O artigo termina com uma breve conclusão.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.