Literatura infantil: mediar práticas de leitura envolvendo a cultura escrita e a visualidade

Marília Forgearini Nunes

Resumo


A multimodalidade na constituição dos textos nem sempre é considerada nas ações de leitura propostas pela escola básica. A literatura infantil é um texto multimodal que pode ser lido considerando essa constituição e desenvolvendo a leitura tanto verbal quanto visual. Nosso objetivo é ampliar o conceito de leitura para outras linguagens além da verbal, definir o que significa mediar e, analisar um texto literário infantil verso-visual para mediar a sua leitura pretendendo o envolvimento e a desenvoltura leitora tanto com a cultura escrita quanto com a visualidade. O referencial teórico para compreender a constituição do texto e que interfere no nosso conceito de leitura e de mediação é a semiótica discursiva ou de base francesa.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-19-41-2994

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.