A INOVAÇÃO EDUCATIVA DO COLÉGIO DE UMA UNIVERSIDADE CATARINENSE: QUESTÕES SOBRE CONTINUIDADE

Tainá Silva Candido, Antonio Serafim Pereira

Resumo


O presente trabalho descreve a pesquisa realizada no colégio de uma universidade catarinense, que visou compreender o processo de consolidação e continuidade do Ensino por Problematização e Pesquisa (EPP), construído e implementado coletivamente de 2003 a 2010. O texto destaca as perspectivas teóricas da inovação educativa; as questões de continuidade e não continuidade relativas ao processo inovador, articulando-as ao EPP. Finalmente, apresenta e discute os dados obtidos que possibilitaram concluir de que a continuidade da inovação analisada não se evidencia na atualidade, em vista dos seguintes fatores: rotatividade da equipe de professores e coordenação, e a cessação do investimento financeiro que subsidiava a formação docente.

PALAVRAS-CHAVES: Ensino por Problematização e Pesquisa. Inovação. Continuidade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.