Uma reflexão acerca da atuação do docente da escola pública na inserção digital

Eliana Maria Sacramento Soares, Elaine Cátia Falcade Maschio

Resumo


Compartilhamos um estudo realizado numa escola municipal que foi contemplada com laptops advindos do projeto UCA. O quadro teórico foi baseado em conceitos da biologia do conhecer, o corpus de estudo foi constituído por meio de um grupo focal com professores e analisado num processo inspirado na análise textual discursiva. Os resultados indicam que os professores estão se apropriando da nova materialidade possibilitada pela tecnologia digital e reorganizando sua atuação. Essa reorganização surge como resultado de acoplamento com os recursos digitais, com seus colegas e alunos, num processo de experimentação e discussão, onde o papel centralizador do professor está cedendo lugar a uma atuação em parceria com seus alunos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-46-4198

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.