Infâncias, mídia e divulgação científica: reflexões acerca do Show da Luna enquanto pedagogia cultura contemporânea

Liliane Madruga Prestes, Viviane Madruga Cunha

Resumo


O objetivo deste estudo é mapear os conteúdos veiculados no desenho animado Show da Luna enfocando o potencial da mídia no âmbito do ensino de ciências na Educação Básica e na abordagem das relações de gênero. A metodologia inclui a revisão de literatura a partir do mapeamento de pesquisas realizadas por autores/as que abordam tal temática, entre os/as quais citamos Belloni (2009), Setton, (2010); Buckingham (2007); Wortmann (2001, 2007, 2008), Silveira (2007, 2008), Fischer (2007), entre outros/as. Paralelo a isso, inclui o levantamento e análise dos conteúdos, em particular, relacionados a área de Ciências da Natureza e as relações de gênero presentes nos episódios da 1ª temporada. As análises preliminares destacam o caráter inovador do Show da Luna haja visto que é um desenho brasileiro no qual a protagonista é uma menina que busca aprender e produzir conhecimentos, em particular, no âmbito das ciências da Natureza. Além disso, a personagem Luna rompe com a hegemonia de personagens femininos pautados nos padrões estéticos das princesas da Disney difundidas e referendadas por uma parcela expressiva de meninas, em escala global. Cabe ressaltar ainda o quanto tal artefato (articulado a outros tais como filmes, música, etc.) opera enquanto pedagogia cultural e de gênero atuando na difusão de conhecimentos da área de Ciências da Natureza e na propagação de determinados padrões heteronormativos. Neste enfoque, destacamos a potencialidade educativa da mídia bem como a necessidade de que os/as educadores/as se apropriem dos conteúdos disponibilizados e acessados por crianças a fim de aprofundá-los e/ou problematizá-los.


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DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-46-4560

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