A abordagem CTS no currículo do curso técnico em informática integrado ao ensino médio no IFRR

Edleila Bezerra Soares, Eunice Anália SoaresAndrade Montanari, Sandra Sales de Souza Nobre, Nilra Jane Filgueira Bezerra

Resumo


Esta pesquisa propõe analisar como é abordado os conceitos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos componentes curriculares do Projeto Pedagógico (PPC) do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). Para alcançar o proposto, fez-se um estudo teórico embasado nos autores que tratam sobre os conceitos de CTS, em seguida estudou-se sobre a legislação que rege a oferta de curso técnico integrado ao ensino médio e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) (2000). Após esses estudos, realizou-se uma análise do PPC do curso em questão, buscando visualizar se há inclusão dos conceitos de CTS no currículo e quais disciplinas e orientações metodológicas são utilizadas para abordar esses conceitos. Concluiu-se que o currículo do curso analisado, apesar de conter questões voltadas à formação de um sujeito crítico e com tomada de decisão consciente sobre a sua realidade, não apresenta de forma objetiva uma preocupação metodológica quanto ao fazer docente direcionado ao uso dos conceitos de CTS. Diante dessa realidade observada, sugerimos a criação de ações direcionadas a formação continuada dos professores com vistas a orientação e inclusão dos conceitos de CTS no currículo do curso.


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DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-46-4698

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