Fórum de discussão como estratégia pedagógica na formação de professores/as: problematizando as infâncias contemporâneas e a reinterpretação dos produtos culturais pelas crianças

Joice Araújo Esperança, Dinah Quesada Beck

Resumo


As formas como a escola e os/as profissionais da educação percebem as crianças pautam o delineamento das propostas pedagógicas voltadas para esses sujeitos. Portanto, o estudo das representações de infância, como construções forjadas ao longo do tempo, é aspecto fundamental para a formação inicial e continuada de professores/as. Partindo desse entendimento, este artigo apresenta reflexões desencadeadas no contexto de um curso de Licenciatura em Pedagogia da modalidade à distância, analisando o espaço dialógico e interativo dos Fóruns de discussão como possibilidade de desnaturalização e resignificação das representações compartilhadas pelos/as acadêmicos/as acerca das crianças e de suas experiências com os artefatos da cultura digital.


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DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-20-44-4728

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