A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio – GO

Wolney Honório Filho, ADILSON DOS REIS FELIPE

Resumo


A relação entre ciganos, formação e escolarização é um tema pouco debatido no Brasil. Populações ciganas geralmente são excluídas do convívio social nas cidades e geralmente não são conhecidos como cidadãos dotados de direitos. Este texto “A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio - GO” tem por objetivo compreender o sentido de formação apresentados por meio das experiências de vida de ciganos residentes na cidade de Pires do Rio – GO. A metodologia utilizada é o biográfico narrativo, a partir de entrevistas coletadas com cinco ciganos não escolarizados. Compreendemos que a escola da vida destes ciganos, traduzida pelos aprendizados de compra e venda cuidados com a casa, convivência familiar, entre outros, são elementos fortemente formativos que esses ciganos carregam ao longo da vida.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-46-4751

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.