A formação leitora em ponto de fuga, de Ana Maria Machado

Marta Freitas Mendes, Aline Costa dos Santos, Regina Kohlrausch

Resumo


Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar criticamente as reflexões e proposições do livro Ponto de fuga, de Ana Maria Machado, no que diz respeito à formação leitora e ao papel da escola e do professor na promoção da leitura literária, a partir dos seguintes ensaios selecionados: “A ideologia da leitura”, “Leitura, livro e novas tecnologias”, “Entre vacas e gansos: Escola, leitura e literatura”, “Muito prazer: Notas para uma Erótica da narrativa”, “Do bom e do melhor. E muito” e “Em louvor da narrativa”. A escritora e tradutora brasileira Ana Maria Machado, nascida em 1941, é uma das maiores especialistas em literatura infantil no Brasil, sendo conhecida principalmente pela escrita de livros infantojuvenis (Bisa Bia, Bisa Bel, Menina bonita do laço de fita, Tudo ao mesmo tempo agora etc.). Sucesso de público e crítica, teve sua obra publicada em cerca de vinte países e venceu os prestigiados prêmios Machado de Assis, Jabuti e Hans Christian Andersen. Os ensaios de Ponto de fuga são originados da participação de Machado como palestrante em eventos nacionais e internacionais voltados à promoção da leitura, entre 1988 e 2011, formando um panorama das principais questões sobre as quais a autora têm se debruçado.

Palavras-chave: Formação leitora. Leitura literária. Ana Maria Machado.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-46-4808

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.