O gênero textual carta ao leitor sob a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Sara Nicacia de Souza

Resumo


Neste trabalho, nosso objetivo é elaborar um modelo teórico da carta do leitor, a fim de conhecer as especificidades desse gênero, e, assim, em um outro momento, construir ferramentas adequadas para seu ensino na educação básica. O arcabouço teórico-metodológico que sustenta essa nossa pesquisa se centra nos preceitos de Bakhtin (2003) a respeito da definição de gêneros do discurso, dos resultados de pesquisas de especialistas no gênero carta do leitor (BEZERRA, 2005; PASSOS, 2003; TROUCHE, 2010), e, para a construção do modelo teórico utilizamos como ferramenta o Dispositivo didático de gêneros elaborado por Barros (2012). Nosso corpus é formado por um conjunto de cinco exemplares da carta do leitor publicadas em diferentes mídias: revista Época, Superinteressante e no jornal Folha de São Paulo. Os resultados apontaram o que consideramos algumas das características essências do gênero em questão, oportunizando reflexões de quais elementos tomar como objeto de ensino.


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DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-22-4978

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