Plano Municipal de Educação:a participação da sociedade no planejamento educacional local

Luciene Amaral da Silva, Edna Cristina do Prado, Inalda Maria dos Santos

Resumo


O artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que buscou analisar como se deu a presença da sociedade na elaboração do Plano Municipal de Educação do munícipio de Santana do Ipanema, no interior do estado de Alagoas. Foi utilizada a abordagem da pesquisa qualitativa a partir do estudo de caso, com aplicação de questionários e entrevistas aos representantes da sociedade que faziam parte do Fórum Municipal de Educação. Os dados foram analisados a partir da perspectiva de Bardin (1977). O referencial teórico que ancorou o estudo baseou-se em Gandin (2000), Calazans (2003), Azanha (1993), Saviani (2014), Cury (2009), Bordignon (2009), Patemam (1992). Os resultados identificaram que o modelo atual de participação privilegia o projeto das classes economicamente favorecida não existindo espaço na política educacional para as necessidades e anseios da sociedade.

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DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-48-5256

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