O ensino de língua na escola: estudos das práticas de ensino com gêneros textuais nas aulas de francês do Ensino Fundamental

Adriana Letícia Torres da Rosa, Marcos André da Silva Filho, José Batista de Barros, Edson Wagner Falcão de Souza

Resumo


A pesquisa desenvolvida teve como objetivo central analisar qualitativamente as práticas de ensino de língua na educação básica numa perspectiva enunciativa, com ênfase na língua francesa. No seu referencial teórico, destaca-se a concepção de linguagem como forma de interação social e histórica (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2002). O estudo ancora-se também na Teoria dos Gêneros do Discurso de Bakhtin (2003), para a qual os gêneros são tipos relativamente estáveis de enunciados que possuem características típicas (no que concerne ao conteúdo, à composição e ao estilo) orientadas pelos seus propósitos de usos. No seu quadro teórico, ainda há referências sobre o trabalho pedagógico com os gêneros textuais como objeto de ensino de língua, pautadas nas pesquisas da escola de Genebra, representada por estudiosos como Dolz & Schneuwly (2010). Metodologicamente, no Colégio de Aplicação da UFPE, observaram 20 horas-aula de língua francesa numa turma de 15 estudantes do 9º ano do ensino fundamental, de abril e junho do ano letivo 2019. O corpus foi composto da observação de aulas, registradas em um diário de campo e também da resposta escrita do docente observado ao questionário que aborda a visão desse sobre o ensino de língua francesa. À luz da teoria de base, realizou-se a análise dos dados, tendo o resultado apontado que: a concepção de língua como interação social esteve ressaltada no discurso e na prática docente; a exploração dos gêneros do discurso em contextos sociais de uso foi realizada de forma subjacente, - o debate, a conversação, a notícia jornalística, o filme -, foram enunciados explorados cuja função sociodiscursiva da língua esteve latente e a receptividade dos estudantes realçada; a abordagem de uma Sequência Didática que evidencie o gênero como objeto de ensino de leitura, produção, análise textual não se demonstrou sistematizada no planejamento como alvo prioritário, tendo os estudos gramaticais como centrais nas abordagens didáticas. A pesquisa contribuiu para repensar as práticas de ensino-aprendizagem de língua numa perspectiva que valoriza o seu funcionamento sociodiscursivo.


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DOI: https://doi.org/10.29327/227811.23.53-3

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