Produção de texto a partir de livros de literatura infantil: a criação imaginária em espaços não escolares

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Leandra Aparecida Sousa

Resumo


Este texto parte do princípio de que as atividades de leitura literária, realizadas em espaços não escolares, abrem espaço para interação entre leitores, geram diálogos por meio da compreensão do texto, pela criação imaginária e pelo encantamento da narrativa. Diante disso, assume-se por objetivo compreender o processo de criação imaginária e de mediação da leitura literária como estimulador do potencial narrativo, a partir da descrição de práticas de leitura de livros de literatura infantil e de produção textual com crianças de 6 a 12 anos que integram um projeto social de atletismo localizado nas dependências do Departamento de Educação Física de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais. Para isso, optou-se por desenvolver uma pesquisa-ação, em que escolhemos por procedimento metodológico a aplicação, descrição e análise da experiência como pesquisadora sobre a prática de produção de narrativas a partir de livros de literatura infantil. Como embasamento teórico a pesquisa subsidiou-se no conceito de criação imaginária e de mediação de Vigotski; na concepção de leitura literária de Girardello, Cosson e Colomer, na concepção de produção de narrativas com Cardoso. Constatou-se que as atividades de leitura e produção de narrativas como um espaço de apropriação dos significados atribuídos à leitura prazerosa de obras de literatura infantil.


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DOI: https://doi.org/10.29327/227811.23.53-2

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