Os recebidos: aprendendo a valorizar as novidades a partir de vídeos do YouTube

Roberta Herman Mesko, Angela Dillmann Nunes Bicca

Resumo


Em uma sociedade de intenso consumo, os indivíduos, cada vez mais, têm sido ensinados a promover a si mesmos segundo as dinâmicas que regem as mercadorias e que atendem ao gerenciamento de microempresas. Assim, objetivamos, neste texto, problematizar as discursividades sobre consumo acionadas em vídeos publicizados no YouTube por influenciadoras digitais que se dedicam à temática da moda e da beleza. Para isso, focalizamos vídeos postados por Camila Coelho e Niina Secrets nos quais elas abrem embalagens de produtos diversos, os recebidos, para examiná-los e destacar seu caráter de novidade. Nesses vídeos, as influenciadoras incentivam seus públicos manterem-se em constante busca pelo que é novo em uma condição de insatisfação permanente.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.29327/227811.23.53-14

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.