A noção de culturas da infância e sua relação com o brincar, com a vivência e com a experiência na educação infantil

Ana Paula Braz Maletta, Jennifer Vaz Barcelar Ferreira Gomes da Silva

Resumo


Este artigo é decorrente de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa da Universidade do Estado de Minas Gerais, no segmento da educação infantil da rede privada de Belo Horizonte-MG, com crianças de 3 a 4 anos, em uma turma de maternal III.  Este texto tem como principal objetivo refletir sobre as culturas produzidas pelas crianças por meio do brincar na educação infantil. Os dados apontam a evidência de que o brincar é uma das linguagens por meio da qual a criança expressa ideias, sentimentos, atitudes e valores construídos socialmente. Por meio de vivências do cotidiano na educação infantil, as crianças projetam-se para o mundo, produzindo culturas que lhes são próprias, criando novas formas de ler e compreender o que se passa em seu entorno, construindo as suas experiências.


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DOI: https://doi.org/10.29327/227811.23.55-18

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