Discussões necessárias acerca da literatura para a infância: função pedagógica e/ou utilitário-pedagógica versus função poética

Fabiano Tadeu Grazioli

Resumo


A literatura para a infância constitui, atualmente, um sistema independente, bem como atestou Regina Zilberman, no estudo Leituras brasileiras para crianças e jovens: entre o leitor, a escola e o mercado, publicado em 2014. Todavia, na prática diária da docência no ensino superior, na especialização, bem como na atuação como facilitador em programas de atualização de professores em atividade, verifico constantemente a falta de habilidade do referido público com demandas teóricas fundamentais da literatura pensada para a infância. No conjunto de temas, dilemas e problemas da área que precisam ser revistos e, de fato, assimilados, o trabalho desenvolve reflexões que partem de duas obras primárias da área, a saber, O que é literatura infantil, de Lígia Cademartori, e Literatura infantil: voz de criança, de Maria José Palo e Maria Rosa Duarte de Oliveira, que tiveram suas primeiras edições em 1986. O tema que discuto é a literatura para a infância nas suas coordenadas gerais, mas em momentos pontuais do trabalho são focalizadas a “função pedagógica” em duas instâncias, inspirado pela obra de Cademartori e a “função utilitário-pedagógica” em contraposição à “função poética”, discutidas por Palo e Oliveira. Os referidos estudos são colocados em diálogo com proposições teóricas de Regina Zilberman (2003, 2012), Marta Morais da Costa (2006), bem como com a última obra de Cademartori (2012), entre outros. A revisão teórica aponta, que a literatura destinada à criança precisa voltar o seu olhar para os princípios de sua concepção, trabalho a ser assumido, de fato, pelos escritores, bem como para a metodologia que permeia as práticas de leitura levadas a cabo principalmente pela escola, como uma possibilidade de assumir, nas duas frentes, a propriedade estética do texto e fazer dela a coordenada para a criação e a mediação de leitura.


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DOI: https://doi.org/10.29327/227811.23.56-11

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