Diálogo com os saberes Kokama e Tikuna transformando as práticas artísticas-pedagógicas de uma performer-professora.

Vanessa Benites Bordin

Resumo


Neste artigo é feita uma reflexão sobre a pesquisa realizada no campo das práticas pedagógicas e experiências performativas vividas junto aos indígenas das etnias Kokama e Tikuna, que se pautaram pelo desejo de diálogo com os seus saberes, no intuito de propiciar encontros com trocas culturais que gerassem conhecimento, fortalecendo as vozes dos sujeitos envolvidos - os indígenas, os alunos-performers e a performer-professora. Proposta que nasce do projeto de extensão “Contadores de histórias: o teatro popular de formas animadas na comunidade” que busca tornar fluido o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes do Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas, bem como as experiências pedagógicas desenvolvidas na comunidade.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.29327/227811.23.54-2

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.