O que os professores formadores em matemática compreendem por formação docente?

Paulo César da Silva Batista, Scarlett O'hara Costa Carvalho, Lia Machado Fiuza Fialho

Resumo


A pesquisa trata acerca da formação de professores de Matemática vinculados à prefeitura de Fortaleza-CE. Objetivou-se compreender o que os formadores em Matemática entendem por formação docente e que práticas pedagógicas são empregadas em suas formações. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, que utilizou o percurso metodológico da história oral temática com três docentes. Os formadores compreendem a formação docente como um momento de aprimoramento da práxis educativa, por privilegiarem a interface entre teoria e prática. As práticas pedagógicas se centravam no ensino dinâmico e interativo, ao utilizarem jogos, dinâmicas e materiais concretos que valorizam o acompanhamento do professor em sala de aula. 

Palavras-chave: Ensino de Matemática; Formação docente; Saberes docentes.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.29327/227811.23.56-15

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.