Percursos históricos da formação de professoras e professores da Educação Infantil em Sorocaba-SP

Gabriela Sewaybricker Maldonado, Roseli Gonçalves Ribeiro Martins Garcia

Resumo


Resumo: Considerando o baixo número de trabalhos que focam a característica histórica da formação de professoras e professores no Brasil e especificamente na região de Sorocaba - SP, é que apresentamos aspectos de duas pesquisas. Fazemos um percurso pela história da educação infantil, do atendimento institucionalizado da infância em Sorocaba refletindo a formação docente e propomo-nos a olhar para as memórias de professoras da Educação Infantil, a fim de destacar seu protagonismo na história da educação e gerar reflexão sobre quais as implicações das pesquisas e o que elas apontam em termos de repensar as práticas e as políticas de formação docente.

Palavras-chave: Formação docente; História da Educação; Educação Infantil; Sorocaba.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2023.25.01-13

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.