Representações sociais da aula de português: uma investigação pautada na escuta aos estudantes

Viviane de Bona

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo identificar as representações sociais da aula de português compartilhadas por estudantes do Ensino Médio. O trabalho se fundamenta na Teoria das Representações Sociais, especificamente a Abordagem Estrutural (ABRIC, 2000). Contou com a participação de 81 estudantes do Ensino Médio e utilizou como instrumento a aplicação de um teste de associação livre de palavras, com os termos indutores “aula de português” e “aprender português”, seguido da hierarquização das palavras associadas. De acordo com as análises realizadas, percebe-se que o ‘professor’, a ‘leitura’, os ‘livros’, os ‘textos’, o ‘debate’ e a ‘interpretação de textos’ são bastante significativos para os/as discentes. Além disso, identifica-se que há um equilíbrio entre o trabalho com a gramática e a literatura, não havendo, nesse sentido, um ensino tão descontextualizado. 



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DOI: https://doi.org/10.29327/227811.24.59-12

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