Desenho animado para e com crianças: produção de gêneros e sexualidades na Cultura Visual - meninos heróis e meninas heroínas

João Paulo Baliscei, Jéssica Fiorini Romero, Kauane Moraes Bernardo

Resumo


Dos artefatos visuais que promovem a construção de infâncias generificadas, interessam-nos os desenhos animados que, em produções cinematográficas e outras, decorrentes delas, exploram o uso dos superpoderes. Que desestabilizações localizamos na construção de feminilidades e masculinidades de personagens infanto-juvenis com superpoderes? Objetivamos, neste artigo, tensionar as relações de gênero dessas animações por meio dos subsídios teórico-metodológicos dos Estudos da Cultura Visual e dos Estudos de Gêneros. Para tanto, apresentamos como essas mídias provocam a padronização dos gêneros analisando duas produções: Miraculous: As aventuras de Ladybug (2015--) e Os Incríveis (2004; 2018). Consideramos que essas personagens e narrativas, ainda que fictícias, correspondem aos projetos que, na vida real, capturam meninos e meninas na intenção de torná-los/as masculinos e femininas, respectivamente.


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DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2023.25.01-05

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