Educação menor como caminho possível para a articulação da educação para a sexualidade na escola: possibilitando heterotopias

Cristina Monteggia Varela, Paula Regina Costa Ribeiro, Joanalira Corpes Magalhães

Resumo


Este artigo discute a produção de Recursos Educativos Digitais (RED) e Artefatos Culturais (AC), elaborados no âmbito de um Videocurso, enquanto estratégias de educação menor, possibilitando que se criem espaços permeados por heterotopias para o debate da educação para a sexualidade. Assumimos os AC e os RED produzidos no contraespaço de formação do Videocurso possibilidades de aberturas no currículo instituído das escolas, práticas de educação menor. Tais práticas possibilitam a desterritorialização de propostas curriculares que tenham viés normalizador dos sujeitos, pautados na heteronormatividade e no binarismo, fazendo, assim, das referidas práticas potencial político para o enfrentamento as violências e discriminações.

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DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2023.25.01-03

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