GORDOFOBIA, UMA QUESTÃO DE GÊNERO (?)

VALDELICE CRUZ DA SILVA CRUZ DA SILVA, JOSIAE PERES GONÇALVES

Resumo


Na atualidade, estar magro significa obter realização pessoal e profissional, enquanto ser gordo se tornou alvo de discriminação, atos provenientes da gordofobia. Destarte, buscou-se no presente estudo, identificar as representações sociais e os sentimentos dos alunos sobre a gordofobia no contexto escolar, com o objetivo de entender se o preconceito está relacionado com as questões de gênero. A pesquisa de cunho qualitativo ancorada a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, foi desenvolvida em 3 escolas públicas de Sidrolândia – MS com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio de um questionário que foi respondido por 58 alunos e um grupo focal para cada escola, totalizando 16 alunos. Os dados foram analisados a partir da perspectiva de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que o corpo para além de sua função biológica, pode ser visto como dispositivo de diferenças nas relações de gênero e gordofobia. Ficou claro que para os alunos, o preconceito por conta da estrutura física causa dor e sofrimento para aqueles que estão fora do padrão exigido socialmente, afetando principalmente o sexo feminino em que as meninas apresentaram representações negativas sobre seus corpos, fazendo da gordofobia, uma possibilidade de discutir as desigualdades de gênero.

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