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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

  1. Os artigos têm fluxo contínuo, podendo, portanto, ser recebidos a qualquer momento.
  2. Pelo menos um dos autores deverá ter o título de doutor.
  3. A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição à pesquisa acadêmica, dentro da linha editorial da revista; bem como a originalidade do tema ou da abordagem, a consistência e o rigor da abordagem teórica e a qualidade do texto.
  4. Os artigos devem ser originais e inéditos, não podem estar em processo de avaliação em outros periódicos e não devem se enquadrar na categoria "relato de experiência".
  5. A avaliação dos artigos será realizada por, pelo menos, dois doutores especialistas no tema, em um processo duplo cego. 
  6. Os artigos deverão ter entre 30.000 e 50.000 caracteres (com espaços), incluindo todos os elementos necessários (resumo, abstract, referências, notas). Devem vir acompanhados de título, resumo (entre 550 e 750 caracteres, incluindo os espaços) e palavras-chave (no máximo 5) em português e em inglês.
  7. Os originais devem ser encaminhados pelo site da revista. Pede-se que os textos sejam justificados, digitados em espaço 1,5, fonte Times New Roman, corpo 12. As citações com até três linhas estarão no corpo do texto, com aspas. As citações com mais de três linhas devem vir em novo parágrafo, em corpo 10, sem aspas, não endentadas e com recuo de 4cm.
  8. As referências bibliográficas deverão conter exclusivamente os autores e os textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT (a norma pode ser consultada em http://www.ulbra.br/upload/4d4b9f11e2dcaa4cb56c9a55f4fc75de.pdf)
  9. As notas de rodapé devem ser evitadas e utilizadas apenas quando for estritamente necessário, preferencialmente sem ultrapassar três linhas.
  10. Todos os dados de identificação dos autores deverão ser digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do artigo e do autor no sistema, incluindo nome completo do autor ou autores, endereço postal, telefone e e-mail para contato com os leitores, com uma breve descrição do currículo (no máximo três linhas) e filiação institucional. Esses dados não devem constar do arquivo Word (ou compatível) enviado pelo portal, para garantir o sigilo da avaliação.
  11. Retirar do texto e das propriedades do arquivo Word elementos que caracterizem quebra de anonimato.
  12. Os textos devem ser salvos no formato Word ou compatível. Os destaques que se fizerem necessários devem ser feitos em itálico.
  13. Os textos não devem ter quebras de seção ou de página manual (no Word, isto pode ser verificado por meio do comando Substituir, que permite localizar as quebras de seção e de página manual).
  14. Reforça-se que os artigos submetidos que não observarem rigorosamente as seguintes condições serão compulsoriamente rejeitados pela Comissão Editorial e arquivados no sistema da Revista Textura: a) adequação às normas ABNT supracitadas; b) princípio do anonimato dos autores, retirando a autoria tanto do manuscrito quanto das Propriedades do Arquivo em Word; c) obrigatoriedade de haver entre os autores pelo menos um com título de Doutor; d) o manuscrito não se caracteriza por "relato de experiência".
  15. Os autores que já tenham artigos publicados na Revista Textura devem observar o período de dois anos de intervalo para nova submissão.

Os aspectos que orientam a avaliação dos originais encaminhados aos pares para a análise são: a) conteúdo teórico e empírico, b) domínio da literatura científica, c) atualidade do tema, d) contribuição para a área de conhecimento específica, e) originalidade da abordagem, f) estrutura do texto e qualidade da redação. Os avaliadores poderão recomendar a aceitação integral do texto, sugerir modificações para nova avaliação, indicar a submissão a outro periódico ou indicar sua recusa. A Comissão Editorial submeterár as sugestões de reformulações ao autor e o artigo, já reformulado, será analisado pela Comissão Editorial, que poderá reencaminhar aos avaliadores. Os autores receberão o resultado da avaliação em, no máximo, 180 dias a partir da submissão. Os artigos aprovados serão publicados em um prazo de um ano, a partir da submissão.

Dossiês

As propostas de dossiês devem tratar de temática atual e aderente ao campo da Educação e/ou da Letras e seguirem as orientações abaixo.

- A proposta deve estar composta pelos seguintes elementos:

  • Título;
  • Propontentes (nome e link para o currículo Lattes);
  • Texto de apresentação com breve contextualização, objetivos e justificativa;
  • Resumo dos artigos que comporão o dossiê, com autoria.
  • Quadro de apresentação dos autores, com titulação, vinculação acadêmica e localização da instituição.
- O conjunto de artigos deve ter as seguintes características:
  • No mínimo, oito artigos;
  • Pelo menos, um artigo com autores vinculados a instituições estrangeiras (em português, inglês, francês ou espanhol), sendo desejável dois;
  • As instituições às quais os autores brasileiros estão vinculados devem abranger, pelo menos, cinco Estados e três regiões do país.
- As propostas devem ser encaminhadas para Karla Saraiva, por email (profa.karla.saraiva@gmail.com) e serão avaliadas pelo corpo editorial da Revista.
 

Autoria

Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Reitera-se o pedido para que o número total de três autores por manuscrito não seja ultrapassado. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar aos editores responsáveis o grau de participação de cada um e a natureza das análises (se oriundo de projeto de pesquisa financiado por agência de fomento etc.). Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.

Observação: A Revista Textura - ULBRA  não faz cobrança para submissão de artigos para avaliação, bem como não faz cobrança para publicação daqueles artigos avaliados e aprovados para esse fim.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); não contém quebra de seção ou de página manual; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cegaforam seguidas.
  7. Pelo menos um dos autores tem o título de doutor.
 

Declaração de Direito Autoral

Ao submeter um artigo à Revista Textura - ULBRA e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Textura - ULBRA redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Os autores poderão reutilizar seus próprios artigos em publicações posteriores, sem necessitar requisitar permissão. Os autores também têm permissão para postar o arquivo de seu artigo em repositórios, porém recomenda-se, na medida do possível, disponibilizar o link para a revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.