Educação em saúde: o que se ensina e o que se aprende? Representações de saúde e doença para homens idosos em situação de adoecimento

Alessandra Dortora da Silva, Fernando Seffner

Resumo


A educação tornou-se um elemento constitutivo da atuação profissional na área da saúde. Tanto a educação quanto a saúde incitam a produção de práticas pedagógicas destinadas à produção de saúde e o cuidado as doenças. Este artigo analisa as representações de saúde e doença entre homens idosos em situação de adoecimento que realizaram seu tratamento de saúde em Porto Alegre, permanecendo em casas de passagem e seus itinerários terapêuticos. Este trabalho é parte de uma pesquisa qualitativa em saúde realizada com homens acima de 60 anos. Através desta foi possível a criação de categorias analíticas que abordam questões relativas ao o que se ensina? Ações em saúde como pedagogias para construção de concepções de saúde e doença; O que se aprende(u) sobre saúde e o que se faz? Os itinerários terapêuticos. O engendramento entre educação, saúde, doença e masculinidades articula as questões relativas às construções das identidades masculinas e as distintas representações de saúde e doença. Este trabalho busca a discussão de situações cotidianas, de modo a refletir sobre algumas variáveis e possibilidades de viver determinadas situações de vida.

Palavras-chave: Educação; Saúde; Doença; Envelhecimento; Homens

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