Ludismo Intratextual e Extratextual: notas sobre uma metodologia para a leitura de livros literários infantis

Fabiano Tadeu Grazioli, Alexandre Leidens

Resumo


Analisar e sugerir teorias e metodologias no campo da literatura infantil é tarefa que exige sintonia com vivências educativas diárias e também com noções como as de ludismo, leitura e textualidade literária. O artigo ora proposto objetiva apresentar, discutir e exemplificar as metodologias de ludismo intratextual e extratextual desenvolvidas por Sass (2007). Para tanto, apresenta-se um conjunto de referências teóricas e possibilidades de sua concretização, visando a subsidiar as práticas de mediadores de leitura em geral. Este estudo apresenta pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica, sinalizando para a fundamental importância da exploração do ludismo como prática e recurso decisivo para os encontros com a leitura literária.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.