Entre percalços e desejos: sobre a insurgência e possibilidades das Pedagogias Culturais

Irene Tourinho, Raimundo Martins Silva Filho

Resumo


Organizado em três sessões, este artigo apresenta, na primeira parte, uma visão do conteúdo que trataremos no decorrer do trabalho. A segunda parte dá início a uma conversa sobre pedagogias culturais, destacando suas ênfases e princípios orientadores. Na parte seguinte, utilizamos duas imagens da personagem Mafalda, do autor argentino Quino, para discutir aspectos que fundamentam os caminhos que as pedagogias culturais propõem. Na última e terceira parte, com a contribuição de mais uma imagem das historias em quadrinhos que Mafalda protagoniza, entrelaçamos fragmentos de abordagens das pedagogias culturais, ressaltando a presença\ausência de sujeitos, identidades, poder, alteridade, experiência, transformação, sensibilidade e escuta.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.