As pedagogias do consumo no desenho animado Três Espiãs Demais – narrativas sobre como ser jovem menina na Sociedade do Consumo

Patrícia Ignácio

Resumo


O presente artigo procura dar visibilidade à forma como a série de desenho animado Três Espiãs Demais produz, reproduz, dissemina e compartilha significados sobre o mundo do consumo, operando uma pedagogia que ensina aos seus telespectadores os meandros e estratégias do consumo. A análise da série baseia-se em autores que analisam, discutem e problematizam questões referentes às pedagogias culturais, à condição pós-moderna e ao consumo. Os achados, produzidos no entrecruzamento do referencial teórico e dos registros de decupagem, evidenciam a narrativa de jovens meninas-personagens inteiramente capturadas pelas teias da cultura do consumo de objetos, aparências e relacionamentos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.