Apreender o real com as pedagogias

Viviane Castro Camozzato

Resumo


O objetivo deste artigo é problematizar as relações entre representação e pedagogia. Para tanto, considera-se que uma “vontade de representação” atravessa e faz a pedagogia funcionar. Num primeiro momento, apresenta-se o funcionamento dessa representação através do procedimento de buscar apreender um real a ser traduzido. Num segundo momento, argumenta-se o quanto tem ocorrido uma ampliação e pluralização de pedagogias a fim de indicar que há, concomitantemente a associações na pedagogia, um processo fecundo de dissociações que são condição para que a mesma se revitalize, fortaleça e se expanda ao procurar dar conta da totalidade como um todo. Atravessa essas discussões, enfim, a necessidade de um olhar inquiridor nas tentativas de apreender porções do real. A análise é realizada a partir de comentários de obras pedagógicas, especificamente Introdução à Pedagogia, de Lorenzo Luzuriaga (1961), Pedagogia, de Émile Planchard (1962), e Escola e Democracia, de Dermeval Saviani (2001).

Palavras-chave: pedagogia; pedagogias; representação; olhar.

 


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