O método semiótico e os caminhos da significação: uma proposta de estudo do texto literário no Ensino Médio

Diógenes Buenos Aires de Carvalho, Elijames Moraes dos Santos

Resumo


Este artigo apresenta uma abordagem sobre o método semiótico do discurso, de A. J. Greimas, para o reconhecimento das etapas de significação durante a análise do texto literário entre estudantes do ensino médio. Nessa perspectiva de uma abordagem sistêmica, o ponto alto dessa proposta de trabalho é a apreciação do evento estético, em cuja análise poderão ser apontadas as figuras e temas espalhadas no universo discursivo do conto O Espelho, de Guimarães Rosa. Para o alcance desses propósitos mergulhar-se-á no aporte teórico de Greimas (1973; 2014), Bertrand (2003), Barros (2001; 2008) e das Orientações Curriculares do Ensino Médio (2006).


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.