O PIBID e a escola como espaço de aprendizagem da profissão docente

Marta Regina Brostolin, Thais Cardoso de Souza dos Santos

Resumo


Este artigo é  um recorte de uma pesquisa qualitativa realizada com professores da educação básica que trabalhavam com o Subprojeto do curso de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de uma universidade pública de Campo Grande, MS. Utiliza-se como aporte teórico Libâneo (2010), Gatti (2003), Imbernón (2006 e 2010),  García (1999),  Canário (1998), Nóvoa (1995, 1999), Tardif (2000, 2002) entre outros. Constatou-se que  os sujeitos da pesquisa, os professores que estão a mais tempo na profissão, bem como os acadêmicos bolsitas inseridos no ambiente escolar reconhecem a escola como principal lócus da profissão docente, onde ocorre a prática efetiva dos aprendizados teóricos.

 


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DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-19-41-3043

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