A construção de uma biblioteca digital virtual: as rodas de socialização e o outro na mediatização da atividade de ler obras com uso do tablet

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Barbara Cibelli da Silva Monteagudo

Resumo


O texto aborda parte de resultados de pesquisa realizada no Ensino Fundamental, cujo objetivo foi investigar os caminhos e estratégias do leitor de textos narrativos, disponíveis em sites de domínio público, com uso de tablet. O outro bakhtiniano contribuiu para entender os processos e percursos do leitor que lê interagindo. A agilidade de olhos e dedos no percorrer a tela é percebida nas relações com o próprio texto e o mundo circundante na direção da compreensão. As rodas de socialização possibilitaram construção dos sentidos pelo leitor e criação de novos desejos de ler e a constituição da Biblioteca Digital Virtual. A mediatização do professor mediante ações intencionais possibilitou ao leitor novas conexões entre texto, obras lidas e colegas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-20-43-3575

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.