Cultura Infantil, Carrinhos & Automobilidade

Cristian Pedro Rubini Dutra, Fernanda Müller

Resumo


O presente artigo analisa comerciais de televisão, filmes e desenhos animados de carrinhos de brinquedo, inspirado pelas teorias da automobilidade de John Urry e Mimi Sheller A automobilidade é um sistema que envolve inúmeras sociedades no uso do automóvel particular e influencia tanto o planejamento urbano como a organização da vida social. Os carrinhos podem ser vistos como representantes deste sistema no universo lúdico e cultural das crianças, sendo influenciados por fenômenos típicos desta forma de mobilidade e de suas modificações em cada época. Por meio de uma tipificação de carrinhos que não se pretende fixa, o trabalho explicita como cada um é influenciado pelo sistema da automobilidade e suas representações simbólicas. 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-20-42-3682

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.