A todo vapor! As novas tecnologias e a Cultura da Convergência

Guilherme Augusto dos Santos Póvoa

Resumo


Este trabalho tem como objetivo a análise teórico-crítica de duas obras, inseridas em uma rede intertextual que remete a Lewis Carroll. Trata-se do romance Luka andtheFireof Life, de Salman Rushdie, e o jogo eletrônico Alice: MadnessReturns, de American McGee. Traremos como foco a problematização das fronteiras entre os gamese os textos escritos, pois percebemos que as estruturas intertextual e intermidiática presentes nesses objetos nos leva a uma outra discussão que tem a ver com o caráter transemiótico que os jogos eletrônicos possuem. Nessa toada, é necessário dizer que a maneira como os artistas lidam com as representações canônicas de personagens conhecidos de histórias pode nos levar a repensar como as produções contemporâneas se imiscuem no mundo dos textos e imagens e necessitam de outros olhares no trato das mesmas. Nesse panorama, inserimos a literatura em um contexto de cultura da convergência, onde as histórias podem ser reproduzidas e re-criadas em diversos meios, e a leitura pode ser feita movimentando-se por vários territórios, tais como os do cinema ou os fóruns virtuais de discussão. A convergência, como Henry Jenkins propõe, não é algo novo e nem se encontra em um lugar localizável. Ela é, antes, assim como a hipertextualização, um processo mental. Isso causa uma mudança na própria noção de autoria do texto, onde agora o leitor não somente participa ativamente da construção da cadeia de significação, mas também pode expandir sua leitura através de novas criações. Isso dependerá também, claro, de sua posição social e seu acesso aos meios para se produzir e distribuir sua arte. Eis o motivo pelo qual, finalmente, culminamos na discussão da politização da literatura e das novas tecnologias, pois, atualmente, se encontram imbricadas.

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DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-20-43-4037

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