A biologia educacional e a higiene escolar na década de 1940: a (in)visibilidade das diferenças na educação brasileira

André Morando, Nadia Geisa Silveira de Souza

Resumo


Nesse artigo analisamos o livro intitulado Biologia Educacional: noções fundamentais. Essa obra foi utilizada como livro didático nas Escolas Normais, do Brasil, a partir do final da década de 30 do século passado. Pela perspectiva foucaultiana, examinamos e problematizamos a rede de enunciados, do higienismo, da medicina social e da educação escolar primária, presente no funcionamento da Escola Normal através da disciplina biologia educacional. Os enunciados veiculados no livro funcionam como estratégias de governamento, de corpos e de condutas vinculadas ao saneamento dos problemas econômicos do país, tendo a futura professora primária e os alunos da zona rural como alvos e ferramentas da transformação econômica e social


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-46-4136

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.