Entre o dito e o não dito: a morte na literatura infanto-juvenil

Fernando Seffner, Marcus Vinicius Mayer Pereira

Resumo


Conversar ou ler sobre a morte é algo raro em nossa sociedade. Na escola ainda menos. Porém, a curiosidade e as perguntas sobre a finitude adentram as fronteiras da sala de aula. Neste caminho, as obras literárias encontram espaço. Defende-se aqui a importância de sua leitura no espaço escolar, pois elas propiciam a chamada educação em temas sensíveis, ou questões socialmente vivas, e podem auxiliar a formar bons leitores. Analisam-se alguns livros infanto-juvenis que tratam da temática, e estabelecem-se relações possíveis entre seu conteúdo e a própria seleção das obras. Indicam-se tópicos que, a partir da leitura das obras, são atuais, insistindo em seu potencial de abordar temas sensíveis, tarefa escolar cada vez mais urgente.


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DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-45-4815

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