A(há) leitura literária na aula de Língua Portuguesa na Educação Básica

Chirley Domingues, Fernanda Lima Jardim, Eliane Santana Dias Debus

Resumo


O presente artigo apresenta reflexão sobre a leitura literária, aliando o sensível e o inteligível, a partir de ação didática pedagógica junto a estudantes do 9ª. Ano do Ensino Fundamental em 2018, com os livros As cores da escravidão, de Ieda de Oliveira, e A cor da ternura, de Geni Guimarães, contemporâneos e os clássicos conto Negrinha, de Monteiro Lobato e conto Lucinda, a mucama, de Joaquim Manuel de Macedo. A seleção das obras visou contemplar a exigência à Lei 10639/03, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica. Constatou-se por parte dos estudantes um envolvimento com o tema e com os títulos, independente do seu tempo histórico.

 


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DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-45-4911

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