Juventudes e redes sociais: proposições de um estudo netnográfico para a Educação

Ana Carolina Sampaio Zdradek, Dinah Quesada Beck

Resumo


A sociedade contemporânea vive um tempo marcado pela presença das redes sociais. A valorização dada aos recursos disponibilizados nestas mídias é cada vez mais expressiva na comunicação entre as juventudes. Neste artigo analisamos as falas de 19 jovens entre 14 e 36 anos da região Sul do Brasil, os quais permaneceram durante duas semanas no grupo Fala Gurizada, organizado no aplicativo móvel WhatsApp. Os interlocutores teóricos estão inscritos no interior dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos da Comunicação. No que se refere aos aspectos metodológicos, trabalhou-se com a netnografia de inspiração pós-crítica. A partir da atitude netnográfica foi possível a problematização de temáticas emergentes, tais como a arquitetura das relações nas redes sociais e a segurança em territórios digitais. 


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DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-v22n52-4933

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