Estudantes de Ensino Médio e processos de ensino e aprendizagem: sobre a potência e os desafios da escola na Contemporaneidade

Roberta Aparecida Uceda, Viviane Klaus

Resumo


Neste artigo, apresentamos alguns dos resultados de uma pesquisa que foi realizada com jovens do Ensino Médio (EM) de uma instituição privada localizada no Estado do Paraná. O estudo procurou compreender de que modo os jovens se relacionam com o conhecimento e com os processos de ensino e de aprendizagem no contexto contemporâneo. Para tal, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: aplicação de questionário e realização de grupo focal. Os principais achados da pesquisa apresentados neste artigo foram organizados a partir de duas temáticas: i) relações e percepções dos estudantes de EM sobre a escola; e ii) como os jovens de EM aprendem no contexto atual (isto é, como se desenvolvem as relações de ensino e de aprendizagem).


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-47-5057

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.