A terra dos meninos pelados: caminhos para ler e escrever literatura no 6º ano

Elisa Maria Dalla-Bona, Camila Augusta Valcanover

Resumo


Neste artigo é apresentada uma pesquisa-ação implementada com alunos de 6o ano numa escola estadual de Curitiba, no segundo semestre de 2017. Foi desenvolvida uma sequência didática expandida, como proposto por Cosson em 2006, com o objetivo de ler a obra A terra dos meninos pelados de Graciliano Ramos. Diversas atividades paralelas à leitura foram implementadas, inclusive de escrita literária idealizada a partir dos preceitos de Calkins (1989), Ferreiro e Siro (2010) e Tauveron (2014). Os alunos-autores escreveram um novo final para a história de Graciliano Ramos e um destes textos é analisado no artigo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-22-5245

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.