Base Nacional Comum Curricular: estratégias de governamento dos infantis e das práticas pedagógicas docentes

Patrícia Santos Anflor, Rochele da Silva Santaiana

Resumo


Este trabalho integra uma pesquisa realizada entre 2018 e 2019 que analisou as possibilidades que a Base Nacional Comum Curricular, na formulação de currículo, prescreve questões do desenvolvimento das aprendizagens das crianças na Educação Infantil. Metodologicamente o estudo embasou suas discussões nas teorizações de Michel Foucault, no campo pós-estruturalista e em autores da infância e Educação Infantil como Bujes (2012), Carvalho (2015) Focchi (2017). Analisando os discursos instituídos pela Base Nacional Comum Curricular, tendo o documento e as concepções dos profissionais sobre o currículo como corpus analítico, concluindo que as orientações curriculares funcionam como estratégia de governamento das infâncias e das práticas docentes.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-v22n51-5434

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.